quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CAIXA ELETRÔNICO FAZ CÂMBIO DE MOEDA ESTRANGEIRA NO BRASIL

Banco Central deu aval a bancos, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários já autorizados a atuar com câmbio para que contratem correspondentes cambiais que não estejam credenciados no Ministério do Turismo. A autoridade monetária também passa a permitir que as instituições financeiras coloquem à disposição dos turistas máquinas de câmbio para troca de moedas.

Nas duas situações, as trocas cambiais estarão limitadas a 3 mil dólares por operação. Ambas as medidas foram aprovadas nesta quinta-feira pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Pela regra anterior, as instituições financeiras autorizadas a atuar com câmbio somente podiam contratar como correspondentes cambiais as empresas prestadoras de serviço de turismo que estivessem registradas no Ministério do Turismo. A resolução aprovada nesta quinta-feira, 27/07/2012, extingue essa obrigatoriedade.

"Estamos retirando a restrição com segurança de que vai haver contratação equilibrada", disse Magela, que citou como exemplo lojas instaladas em hotéis, que poderão ser usadas como correspondentes.

No embarque dessa nova regulamentação, a Confidence lançou a primeira máquina que realiza o câmbio com moeda estrangeira em espécie. O caixa eletrônico terá moeda estrangeira, tanto para receber quanto para expedir.


As máquinas estarão disponíveis no primeiro semestre em 2013, nos principais aeroportos, shoppings e centros comerciais do Brasil e terá opção de conversão de três moedas euro, dólar e libra.

O vice-presidente de marketing do grupo Confidence, Paulo Volpe, explicou que a máquina está habilitada para múltiplas funções. "Ela pode ser utilizada em agências de viagens, hotéis ou outros estabelecimentos. A ideia é inclusive fazer parcerias com outros segmentos", diz.

O caixa também deve estar disponível em casas de câmbio, como alternativa para quem quer fugir das filas.

Como funciona
O processo é bastante similar a um caixa eletrônico tradicional, o usuário informa a moeda que quer comprar e insere determinado valor. Depois disso, recebe a moeda desejada em quantia de acordo com a cotação do momento. O indivíduo pode, por exemplo, colocar reais e receber euros, ou um valor em euros e revertê-lo em dólares.

O caixa da Confidence terá a opção de sacar diretamente do cartão pré-pago, o que pode ajudar até depois da viagem, em caso de o turista voltar com crédito.

"Não cobraremos nenhuma taxa adicional por isso, apenas os US$ 2,50 que tradicionalmente são cobrados em qualquer saque de pré-pago", diz Volpe.