quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A ENGANAÇÃO DA VENDA DOS SIM CARDS NO EXTERIOR

Muitas empresas no exterior oferecem chips pré-pagos para turistas com celulares GSM desbloqueados que desejam fazer ligações telefônicas para seus familiares em outro país. Essas empresas utilizam os seguintes argumentos para a venda dos seus chips:

1) viajar sem se preocupar em ativar ou desativar serviços do celular
2) não ter sustos na conta no fim do mês
3) pagar tarifas compatíveis com as locais onde quer que se esteja
4) não precisar trocar de chip a cada destino, e nem de número
5) poder recarregar os créditos pela internet, através do cartão de crédito (há, inclusive, a opção de cadastrar o cartão para que o chip seja recarregado automaticamente)

Para comprar um chip pré-pago num país estrangeiro, como em NYC, basta se dirigir a uma das lojas da AT&T ou T-Mobile com o seu celular e pedir um SIM Card (chip) e optar por algum dos vários planos pré-pagos (prepaid plans), pois nos planos pré-pagos não há necessidade de preencher contratos e não há análise de crédito. Tudo é muito simples, rápido e prático. Você já sai da loja com internet e com o celular habilitado para fazer ligações.


O preço das chamadas depende de país para país. As empresas que comercializam os SIM Cards garantem que os descontos chegam a 70% em relação aos preços de roaming!

ENTRETANTO, O TURISTA QUE VÊ ECONOMIA DE PREÇO, SE ESQUECE DE ALGUNS DETALHES, COMO:

Os hotéis disponibilizam rede wi-fi gratuita para seus hóspedes
Dessa forma, não há necessidade de usar roaming ou comprar um chip uma vez que o viajante pode fazer uma vídeo-conferência via Skype do seu quarto.

Nos E.U.A. e na Europa existe um número muito grande de hotspots
Por meio desses pontos de wi-fi gratuitos distribuídos em áreas públicas da cidade (aeroportos, bares, shoppings, etc), o turista pode utilizar os aplicativos (Whatsapp, Skype, Twitter, Facebook, etc) do seu celular para se comunicar. Há aplicativos que rastreiam e localizam hotspots disponíveis.

O viajante possui um plano corporativo com tarifa de roaming menor do que a anunciada no site da operadora do seu país
Comparar tarifas de roaming com as tarifas dos chips locais pré-pagos pode ser um dado equivocado. Isso porque, viajantes corporativos são beneficiados por pacotes de planos com tarifas menores do que as padronizadas nos sites das operadoras e que são as mesmas utilizadas pelas empresas de chips como estatística de comparação de preço para mostrar ao consumidor o percentual de desconto que ele estaria obtendo se comprasse um dos seus chips. Nesse cenário, o SIM Card pode ser muito útil para quem faz uma viagem de intercâmbio, mas não para quem viaja a trabalho.

Qualidade do serviço duvidosa
Empresas que vendem chips locais pré-pagos exigem que o cliente pague primeiro pelo chip e ele só descobre se a qualidade da ligação e da internet é boa somente quando usa. Parte desse problema se deve a quantidade de antenas da operadora para retransmitir e captar o sinal, pois a maioria concentra seus serviços no centro da cidade e bairros vizinhos. Para entender melhor esse cenário, imagine a CLARO vendendo um SIM Card para um turista alemão.   

O dinheiro gasto na compra ou recarga do chip pré-pago não é reembolsável
Se o turista não gastar todo o crédito do chip, ele perde o dinheiro referente aos minutos ou bits não utilizados.

Abrangência incompleta do serviço
Empresas como a MaxRoam, só disponibilizam esse serviço na Europa. Se o viajante comprou um pacote turístico com roteiro Europa, Emirados Árabes e África, por exemplo, ele só vai poder utilizar esse serviço na Europa.

Pagar por um DDI numa LanHouse ou fazer uma ligação a cobrar pode ser muito mais barato do que comprar um chip
A MaxRoam tem um pacote de 30MB no valor de €9.00 = R$ 25.00. Não há coerência do turista comprar um pacote desse valor para fazer uma ligação se um DDI numa LanHouse ou num telefone público pode ser a metade desse valor ou de graça, se a ligação internacional via Embratel for a cobrar.  

Por fim, ninguém viaja para o exterior para telefonar
Pense nisso: quem viaja quer tirar fotos, fazer compras, ir para a praia, fazer caminhada, visitar o Mickey, etc. Todas essas coisas são para se desestressar, e não para ouvir conversa de família te atormentando e trazendo problemas.


OPERADORAS COM PLANOS PRÉ-PAGOS DE INTERNET 3G PARA SMARTPHONES E TABLETS 

Para pesquisar as operadoras GSM do mundo todo que têm chips SIM pré-pagos para planos de Internet 3G em tablets e smartphone, utilize o site PrePaidGSM. Apesar de mostrar o preço, não confie cegamente neles, pois preços e planos mudam a toda hora nas operadoras, embora seja uma boa maneira para se ter uma noção do quanto gastaria.