sábado, 11 de agosto de 2012

UNITED AIRLINES QUEBRA VIOLÃO DE PASSAGEIRO

Em Julho de 2009, Dave Carroll postou no YOUTUBE a música “UNITED BREAKS GUITARS”  relatando como o seu violão foi quebrado durante o transporte de bagagem pela UNITED AIRLINES que se recusava aceitar sua responsabilidade por isso. O vídeo foi acessado por mais de 10 milhões de pessoas, tornou Dave famoso, ele criou o site http://bigbreaksolutions.com/events/,  publicou um livro relatando sua estória e ainda fez a cia aérea reavaliar sua relação de serviço ao cliente.




Acesse a tradução da musica "UNITED BREAKS GUITAR" nesse link http://www.vagalume.com.br/sons-of-maxwell/united-breaks-guitar-traducao.html e entenda melhor o tristemunho do ex-passageiro da United Airlines. 

O poder da mídia social utilizada por Dave Carroll mostrou o impacto do comentário de um único consumidor sobre os negócios e a imagem global de uma empresa. Antes do advento das mídias socias, as reclamações de um cliente ficavam ocultas dos demais consumidores, mas as mídias sociais reverteram esse processo, dando a todos o direito de acesso às informações de uma empresa que normalmente não seriam divulgadas na imprensa tradicional.

A preocupação com a bagagem é o maior tormento de um músico que viaja com o seu instrumento. Além do risco de ser danificado durante o transporte ou de ser roubado, ainda tem a tal cobrança de excesso de bagagem devido as dimensões do instrumento excederem os 115cm permitidos para ser transportado como bagagem de mão.

Transportar a bagagem no porão pode aumentar ainda mais os riscos do instrumento ser quebrado devido a falta de cuidado do pessoal do aeroporto (SATA). Se for despachar, aí só com um hardcase próprio para enfrentar as provações absurdas que sofrem as bagagens.


Para quem está trazendo uma guitarra do exterior e não pretende comprar um hardcase, a melhor forma de proteger o instrumento é embalá-lo numa caixa de papelão extra reforçada com muito plástico bolha, flocos de isopor e muita fita adesiva larga para manter tudo bem fixado. Compre uma capa bem estofada para proteger a guitarra dentro da caixa e embrulhe a própria guitarra com papel de seda ou manteiga. Deixe as cordas frouxas para evitar excesso de tensão no braço. Não deixe folgas no pacote, pois a guitarra não pode balançar. Faça seguro do valor integral do instrumento e coloque etiquetas "FRÁGIL" bem visíveis no pacote. 

Transportar como bagagem de mão já é um estorvo numa viagem curta. Numa viagem longa, então... A equipe de vôo não vai deixar transportar junto ao banco, a menos que você tenha pago pelo assento extra para transportar o instrumento ao seu lado.

Quando se viaja com um instrumento como bagagem de mão, é necessário que ele esteja embalado com um softcase e a melhor maneira de protegê-lo a bordo é deixar os passageiros  arrumarem primeiro as malas no bagageiro da aeronave e pôr o instrumento por cima de tudo depois. Outra dica é tentar chegar na frente da fila de embarque e ser um dos primeiros a embarcar para não pegar os bagageiros já atolados de coisas dos outros.