sábado, 16 de junho de 2012

EMPRESAS LUCRAM COM PRODUTOS APREENDIDOS NA ALFÂNDEGA


Um conjunto de companhias especializou-se em aproveitar os leilões de mercadorias apreendidas em portos e aeroportos. Em leilões promovidos pela Receita Federal, empresas especializadas em comércio exterior arrematam suprimentos para revender no mercado interno a preços abaixo da média. Por exemplo, um macacão de bebê da marca Ralph Lauren que custou 20 dólares e que foi apreendido na mala de um casal que voltava de Miami pode parar num site de comércio eletrônico, onde é oferecido pelo dobro (ou triplo) do preço – e ainda assim custar menos que o valor médio praticado no país.



A empresa Ipcal, sediada no Brás, região central da capital paulista, se autointitula em sua página na Internet como a “principal cliente da Receita Federal e a maior arrematante de leilões do país”. Entre os objetos que comercializa estão máquinas destinadas a supermercados, como empacotadoras, peças automotivas e utensílios domésticos – tudo arrematado junto ao Fisco. Apesar de não fazer vendas pela Internet, a Ipcal atende seus clientes por telefone e também em sua loja física.
Já a Arrematados.com, com sede no bairro Macuco, em Santos (SP), disponibiliza variados tipos de produtos – desde bijuterias e brinquedos, passando por artigos eletrônicos, até máquinas e material hospitalar – a clientes previamente cadastrados. Em seu portal, onde se apresenta como uma “empresa especializada em produtos arrematados em leilões da Receita Federal com ótimos preços”, é possível dar lances pelos produtos.
Assim como a Ipcal e a Arrematados.com, outras firmas – muitas delas com CNPJ de companhia de importação e exportação – especializaram-se em comprar lotes em leilões da Receita e fazer a revenda no mercado interno.
A lógica do negócio exclui amadores. Os preços mínimos dos certames já embutem os impostos do comércio exterior. É preciso ser um bom negociador para levar os lotes a um preço baixo o bastante para competir em condições vantajosas no mercado interno. Além do lance, o vencedor ainda tem de arcar com o ICMS do estado onde a mercadoria foi leiloada e o frete para envio da mesma ao local de recebimento.  
Dados esses custos, a maioria das empresas prefere não possuir uma estrutura física para revenda, nem mesmo ter um site proprietário de e-commerce. A opção mais barata, e preferida no segmento, é efetuar a revenda através de portais de leilões, como o Mercado Livre.
A elaboração dos preços mínimos dos leilões é feita pela própria Receita. A fórmula, no entanto, é uma incógnita. Segundo um auditor, a regra é vender pelo preço marcado na nota fiscal apreendida, acrescido do imposto de importação. Contudo, muitos produtos chegam sem nota, e aí cabe ao Fisco determinar o valor.

No site da RECEITA FEDERAL, é possível saber quais as datas dos próximos leilões e que tipo de mercadorias serão leiloadas!

Os lotes que, por alguma razão, não são arrematados, são doados posteriormente pelo Fisco a órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos, ou então, dependendo do estado em que estiverem, são destruídos. De acordo com a Receita, o Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil (CRSMNADI) do Hospital Pérola Byington, em São Paulo, recebeu em 2012 quase 500 mil reais em doações de produtos hospitalares apreendidos.